MARÈS - VENTO - PERIODO VAGA !?!?

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"MARÈS - VENTO - PERIODO VAGA !?!?"
na nova versão do site.

KuStA
Mensagens: 14
Registado: terça mai 18, 2010 11:36 pm

MARÈS - VENTO - PERIODO VAGA !?!?

Mensagem por KuStA »

Boa tarde a todos....
Tendo em conta a simpatia de todos os membros aqui do sitio, e a disponibilidade para responder a questões dos totós... vou aproveitar para colocar mais uma.
Sei que na pesca, tudo é relativo, e que existem vários factores que podem influenciar uma boa pescaria, mas em termos gerais, gostaria de saber quais os "valores" aceitáveis, para uma pescaria.

Quando falo em valores refiro-me aos dados fornecidos pelo WINDGURU que estou agora a aprender a consultar.
Vejo com frequência os valores do Vento, tamanho das mares período da vaga, mas fico meio confuso e sem perceber quais os valores que devo "aproveitar" para ir á pesca.

De acordo com um documento que encontrei na internet, verifiquei que existe algum tipo de relação entre o vento e o período da vaga, penso que quanto mais vento, menor o periodo da vaga?!?!?!? Certo???? :shock:

Custumo pescar na zona do Meco, bicas e fazer SurfCasting.

Alguem pode dar dicas??
Obrigado a todos e cumprimentos....
soutelo
Mensagens: 248
Registado: quinta mai 06, 2010 9:27 pm

Re: MARÈS - VENTO - PERIODO VAGA !?!?

Mensagem por soutelo »

KuStA Escreveu:Boa tarde a todos....
Tendo em conta a simpatia de todos os membros aqui do sitio, e a disponibilidade para responder a questões dos totós... vou aproveitar para colocar mais uma.
Sei que na pesca, tudo é relativo, e que existem vários factores que podem influenciar uma boa pescaria, mas em termos gerais, gostaria de saber quais os "valores" aceitáveis, para uma pescaria.

Quando falo em valores refiro-me aos dados fornecidos pelo WINDGURU que estou agora a aprender a consultar.
Vejo com frequência os valores do Vento, tamanho das mares período da vaga, mas fico meio confuso e sem perceber quais os valores que devo "aproveitar" para ir á pesca.

De acordo com um documento que encontrei na internet, verifiquei que existe algum tipo de relação entre o vento e o período da vaga, penso que quanto mais vento, menor o periodo da vaga?!?!?!? Certo???? :shock:

Custumo pescar na zona do Meco, bicas e fazer SurfCasting.

Alguem pode dar dicas??
Obrigado a todos e cumprimentos....

Boa noite kusta,


Bem não conhecendo essa área onde pescas é muito limitado ajudar-te em relação ao windguru.
Como deves saber primeiro deve-se conhecer bem o pesqueiro para onde costumamos ir e depois a partir dos dados que podemos ver no windguru fazer uma breve analise. Isto é eu nas praias onde costumo pescar já sei que se tiver vento acima de 8 as canas não param quietas e por aí fora. Muitas vezes também acontece de estar por exemplo 13 ou 14 como aconteceu na segunda feira e realmente quando cheguei ao pesqueiro, por volta das 18:30 fazia-se notar o mesmo, mas quando eram 20:00 quebrou completamente. Também quando se é teimoso e queremos ir a pesca até pode chover e estar um vento imparavel que estamos lá.
Bem não querendo alongar mais pois também não estou a dizer nada de novo despeço-me. Pode ser que apareça alguém que pesque na mesma zona e possa ajudar.

Abraço e boas pescarias
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: MARÈS - VENTO - PERIODO VAGA !?!?

Mensagem por joaonumberone »

Vaga acima de 2.7 ou 2.8, por experiência própria, julgo que não é de ir a essa praia, no dia em que lá estivemos a água varria tudo, estás a ver no moinho de baixo a área dos toldos? ficou tudo com água.

O periodo da vaga é mais relativo, se tiveres por exº 14 podes ir mas no inicio, porque no fim são chapadas de água e até pode ser perigoso, é que as vagas espaçadas vêm com mais, digamos, balanço e por consequência o mar é mais forte.
Chamam mar de enchios a partir de 11 ou 12, mar que pode trazer problemas, por isso muita atenção.
Avatar do Utilizador
Terramoto
Mensagens: 302
Registado: quinta jul 15, 2010 7:01 pm

Re: MARÈS - VENTO - PERIODO VAGA !?!?

Mensagem por Terramoto »

Sou só um maçarico mas acho que o período da vaga depende da força do mar que está a entrar, o que pode acontecer é o vento estar do mar para a costa (onshore) e não fazer ondulação, apenas espuma, se o vento estiver contra o mar (offshore) ai sim a ondulação pode ser grande dependendo da força do mar também. O fundo também muda o tamanho da ondulação (na praia), por isso é preciso conhecer também o pesqueiro. Mas não confiava muito na minha palavra esta opinião é baseada na minha experiência noutra área. Quanto ao Windguru cá para o sul costumo tirar 1m à ondulação.
[OffTopic]
Já agora só um à parte, encontrei este link e achei que alguém podia ficar interessado, classifica os dias para pescar com base na pressão atmosférica, temperatura, lua e humidade penso eu. Indica quais as melhores horas e piores, mas é preciso registar.
[/OffTopic]
Boas pescarias. :fishcool:
ruiformi
Mensagens: 127
Registado: domingo ago 14, 2011 12:00 am

Re: MARÈS - VENTO - PERIODO VAGA !?!?

Mensagem por ruiformi »

Temos surfista! :D

Do pouco que sei, e sendo "leitor" do windguru há muito tempo para praticar bodyboard, o período está directamente relacionado com o tamanho da ondulação: quanto "maior" estiver o mar, maior será o período.
ACHO que pouco ou nada tem a ver com a intensidade do vento. O mesmo para as marés: não afectam o período.

Cumps e boas pescas!
Avatar do Utilizador
Terramoto
Mensagens: 302
Registado: quinta jul 15, 2010 7:01 pm

Re: MARÈS - VENTO - PERIODO VAGA !?!?

Mensagem por Terramoto »

Ho, cá anda mais um sapo por estas águas :hahaha: :ko:
Avatar do Utilizador
brunoahc
Mensagens: 555
Registado: domingo jun 26, 2011 7:45 pm

Re: MARÈS - VENTO - PERIODO VAGA !?!?

Mensagem por brunoahc »

ruiformi Escreveu:Temos surfista! :D

Do pouco que sei, e sendo "leitor" do windguru há muito tempo para praticar bodyboard, o período está directamente relacionado com o tamanho da ondulação: quanto "maior" estiver o mar, maior será o período.
ACHO que pouco ou nada tem a ver com a intensidade do vento. O mesmo para as marés: não afectam o período.

Cumps e boas pescas!
Boas companheiros :fixe:

é obvio que a ondulação tem a ver com o vento !!! a ondulação é criada por tempestades e ventos fortes em alto mar chegando depois a terra em forma de vaga e muitas das vezes por estar vaga de 3m ou 4 m não quer dizer que não se possa pescar ,fica um exemplo:

se a vaga estiver com 4 metros do quadrante norte e o vento estiver de sul ,em carcavelos não vai estar grande mar, á que ter em conta que o vento sul vai abrandar a vaga comforme esta se aproxima de terra.

quanto á pergunta do tópico para melhor ler o windguru á que ter alguma experiencia em nos situarmo-nos no território sendo assim e acompanhando com conhecimento da rosa dos ventos e pontos cardeais não será algo muito complicado de fazer chegando mesmo a tornar-se óbvio sem ter conhecimento do local em questão seja ele qual for ,ou seja só a nivel geográfico.
claro que se conhecer-mos o local fisicamente tambem é de grande relevo, e na pesca ainda mais pois com os swells( conjuntos de vagas) a fustigar a costa constantemente é mais que normal que a costa esteja em constante "mutação".
eu quando surfava adorava surfar em peniche pois pela sua localização geográfica é "pau para toda a obra " ou seja não havia vento ou swell que nos abrandá-se pois havia sempre sitio que se apropriava mais á prática (era só mudar de lugar).
ex. vento sul- lagido, pico da mota , almagreira etc....
vento norte - supertubos , molhe leste, consolação etc....
vento leste- baleal ,papoa etc...

por ai adiante.... basicamente era vento offshore ( vindo de terra para o mar frontalmente).

ps- parece-me que andam por aqui uns surfistas da banheira :hummm: ai andam andam :hahaha: :hahaha:

e o periodo da vaga é em segundos ou seja 10 é 10 segundos entre vagas :fixe:

quanto ao local onde pescas há por "cá" uns camaradas que frequentam esses pesqueiros e te podem elucidar mais sobre os mesmos :fixe: ( cheguem -se á recepção pessoal vá lá :help: )

BOAS PESCARIAS A TODOS :fixe:
Avatar do Utilizador
Terramoto
Mensagens: 302
Registado: quinta jul 15, 2010 7:01 pm

Re: MARÈS - VENTO - PERIODO VAGA !?!?

Mensagem por Terramoto »

Sim, o vento forma-as lá fora, se formos por ai temos o efeito gravitacional da lua e do sol que move a camada de água de baixo e que causa atrito na camada superior que é movida pelo vento a uma velocidade menor que a camada inferior criando assim a ondulação, mas no que diz respeito ao windguru essas previsões de tempestades lá fora não se prevêem assim tão bem, já mesmo cá na costa o windguru tende a falhar bastante. para fazer uma previsão relativa ao mar lá de fora o melhor seria mesmo uma imagem de satelite e ver se o vento no mar mantém-se pelo menos por 3 ou 4 dias.
Responder