Chumbadas ecológicas

Para falar de todo o outro tipo de material que não está representado nos fóruns anteriores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chumbadas ecológicas"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Caparzo
Mensagens: 1158
Registado: sábado ago 30, 2008 11:02 pm

Chumbadas ecológicas

Mensagem por Caparzo »

Não sei se já se falou por cá mas hoje andava pelo youtube e encontrei o seguinte video.



Não sei existe pelo país porém aprece-me uma boa solução para uma pesca mais ecológica.
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Chumbadas ecológicas

Mensagem por Panca »

Por cá não conheço :huuum:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Chumbadas ecológicas

Mensagem por ffgsoares »

Por acaso já tinha visto e fiquei a pensar, na verdade o chumbo é um metal "pesado" e muito venenoso mas este material não deve ter ipótese de se impôr não só pelo preço mas também pelo facto que a densidade versus volume é complicado de imitar, para se atingir um peso volume idêntico ao chumbo não é fácil, logo, uma chumbada de 160/170 g neste material deve ser bem grande e, lá se vai a dinâmica no lançamento e a estabilidade dentro da água, gostava de as ver ao vivo.

Boas pescarias :fixe:
zeluigy
Mensagens: 11
Registado: sábado out 15, 2011 2:33 pm

Re: Chumbadas ecológicas

Mensagem por zeluigy »

A única forma de essas chumbadas poderem vir a substituír as de chumbo seria pelo preço, se fosse mais baixo. Mas pelo que parece é mais alto...e tendo em conta a aerodinâmica em relação às de chumbo, é complicado.
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Chumbadas ecológicas

Mensagem por fdp »

Boas pessoal do SDP !!
Quanto a mim , é só mais uma estratégia de MARKETING , neste caso da ALOCER !!
Uns quantos gráficos tipo «queijo» , e uma foto (oportuna) de uns quantos peixes a «nadar de costas» num qualquer lago , em que me quiseram fazer acreditar que a culpa seria do chumbo !!
NÃO QUERO COM ISTO DIZER QUE O CHUMBO NÃO SEJA NOCÍVO , E QUE NÃO TENHAMOS QUE TER ATENÇÃO
A ESSE FACTOR !!
Ainda à pouco tempo aconteceu uma situação semelhante aqui na zona de Torres Vedras , na Foz do Lizandro
(zona berçário) em que morreram centenas de taínhas entre outras espécies essenciais à nossa fauna , numa
zona em que ninguém pesca , logo não existe poluição pelo chumbo !!
O assunto foi acompanhado pelos meios de comunicação social !!
Esqueceram-se no entanto de dizer que as entidades camarárias não procederam à limpeza do estuário da ria
e que as pecuárias e outras empresas poluidoras continuam a fazer descargas de efluentes nocívos sem que haja uma fiscalização eficiente !!
ffgsoares Escreveu: lá se vai a dinâmica no lançamento e a estabilidade dentro da água,
zeluigy Escreveu:A única forma de essas chumbadas poderem vir a substituír as de chumbo seria pelo preço, se fosse mais baixo. Mas pelo que parece é mais alto
Não me parece que (por enquanto) a solução seja viável !!
Sou do tempo em que os «velhinhos» cá na zona utilizavam seixos/calhaus como chumbadas , e nessa altura
o peixe era abundante !!
VAMOS VOLTAR À IDADE DAS CAVERNAS ?????
É fácil delegar responsabilidades !!
No entretanto quem desconhece o assunto diz :
É CLARO QUE A CULPA É DO PESCADOR !!
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Chumbadas ecológicas

Mensagem por joaonumberone »

Acho bem que procurem alternativas, é como tudo se não surgirem experiências mesmo falhadas, nunca será encontrada uma alternativa.
Avatar do Utilizador
fabio fonseca
Mensagens: 285
Registado: quarta abr 14, 2010 10:55 pm

Re: Chumbadas ecológicas

Mensagem por fabio fonseca »

Pois sobre este assunto,que é SUPER importante,este tópico só teve 3 ou 4 respostas,e como tal vai ser reaberto por mim! ao qual pergunto, alguém tem ideias?? eu sei que existe já uns seixos bricolage com um camarão metálico e que resulta perfeitamente,mas terá de ser feito em casa pois na loja também fica caro,penso que mais caro que o chumbo!claro,em portugal e não só tudo que seja bom ou benéfico para algo ou alguem principalmente a natureza sai muito muito caro(pura estupidez)mas enfim,é o mundo onde vivemos!

Quem faz rockfishing pode usar este método,para o surfcasting deve ser difícil atingir o peso e volume do chumbo mas não deve ser tão diferente assim! Ha uma questão ao qual gostaria que me elucidassem sobre tal,que é,o que polui mais! o chumbo?ou o plástico? pergunto isto porque hoje existem chumbadas revestidas de plástico que segundo dizem ser para o chumbo não se deteriorar tão depressa,mas penso que a certo tempo será pior,pois o plástico vai se deteriorando e acabara por libertar o chumbo,o que poluirá 2x-chumbo e plástico.

A minha pergunta tem como objectivo saber se o plástico é menos poluidor,pois se assim for, há uma maneira de colocar o isco na agua sem grande despesa nem trabalho nem POLUIÇÃO,basta pegar numa pedra,embrulhar num bocado de plástico deixando assim uma ponta para amarrar o fio de pesca com um no de aperto,em que quanto mais pressão mais aperta,e assim garantir que o peso(pedra) chegue a agua.


Perdoem o testamento,mas preocupa-me imenso este assunto,e a vos também com certeza!!!

Abraço

Fabio Fonseca
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Chumbadas ecológicas

Mensagem por joaonumberone »

Esquece.

Podes minimizar o efeito plastificando chumbadas mas não da forma que propões.
O plástico depois ainda é pior porque os peixitos tendem a morde-lo, além das aves.

Para pescas á chumbadinha as pedras servem bem.
Responder