Pesca na pedra (porta-pedras)

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca na pedra (porta-pedras)"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Pesca na pedra (porta-pedras)

Mensagem por Ramiro »

Quem não se chateou já a perder material nas pedras, principalmente chumbadas? Existem muitas maneiras de dar a volta ao assunto, desde elásticos, ganchos para pendurar as chumbadas e estas por sua vez presas com uma linha mais fina... etc.
Temos aqui uma alternativa, utilizando um bocado de câmara de ar de pneu e pedras. Virada para lances mais curtos (pesca tipo chumbadinha), já que lançar uma pedra com pelo menos 150grms, além da falta de aerodinamismo torna-se um grande calhau. :wink:
Passo a explicar:
Fig. 1 - Corta-se um bocado da câmara de ar (formato ovalizado) e faz-se um furinho para passar a laçada da madre (como se fosse a chumbada). A meio, corta-se um rasgo.
Fig. 2 - Depois é só escolher uns calhaus que se encaixem no rasgo e zumba... lá para dentro.
No caso da "chumbada" prender, puxando, a pedra solta-se da borracha e lá vem tudo para terra (quando prendem os anzóis é que ainda não se arranjou maneira de dar a volta) :wink:
Para além de quase sempre recuperármos tudo, não perdemos chumbadas e não poluímos com chumbo.
Anexos
Porta-pedras
Porta-pedras
Chumbadinha.JPG (12.89 KiB) Visto 1584 vezes
Avatar do Utilizador
jnunopereira
Mensagens: 49
Registado: terça abr 12, 2005 8:41 am

Mensagem por jnunopereira »

Outra hipótese será encher um saco de plástico pequeno com areia ou pedras pequenas. Ao prender nas pedras o saco rompe e sai a areia.
Tanto num caso como no outro será melhor usar um destorcedor para que na altura do lançamento não se enrole tudo.
guigas
Mensagens: 112
Registado: quinta out 16, 2008 6:10 pm

Re: Pesca na pedra (porta-pedras)

Mensagem por guigas »

As 2 ideias são magnificas obrigado ;D
Avatar do Utilizador
pesca no prato
Mensagens: 475
Registado: quinta mar 09, 2006 11:22 pm

Re: Pesca na pedra (porta-pedras)

Mensagem por pesca no prato »

Caro Ramiro,

Sem duvida que se trata de uma excelente ideia para quem pesca na rocha.
O que acham de uns bocados de corrente para fazer de chumbada? também funciona bem mas o que apresenta na minha opinião está bem conseguido.

Um grande abraço para todos e vamos a eles que a melhor época de pesca está prestes a começar.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Pesca na pedra (porta-pedras)

Mensagem por Ramiro »

pesca no prato Escreveu:Caro Ramiro,

Sem duvida que se trata de uma excelente ideia para quem pesca na rocha.
O que acham de uns bocados de corrente para fazer de chumbada? também funciona bem mas o que apresenta na minha opinião está bem conseguido.

Um grande abraço para todos e vamos a eles que a melhor época de pesca está prestes a começar.
Ora bem, a meu ver não se trata apenas de pouparmos uns trocos à carteira mas também uma forma de poluir menos.
Há quem, ao invés de chumbadas, use velas usadas dos automóveis, elos de correntes, anilhas grandes, rolamentos usados, etc, etc, enfim... tudo o que faça peso. Eu acho que erradamente, já que são tudo materiais que não permitem grandes lançamentos devido ao seu diminuto aerodinamismo e são altamente poluentes (não só pela sua composição mas também pelos produtos que lhes estão agregados). E para lançar curto, a melhor solução será o tal "porta-pedras" que apresentei ou o saquinho de areia que o companheiro JNunoPereira mencionou.
E decerto haverão outras soluções que alguns envergonhados aqui ainda nãos as apresentaram. :twisted:
multifone
Mensagens: 17
Registado: terça set 09, 2008 1:59 pm

Re: Pesca na pedra (porta-pedras)

Mensagem por multifone »

E que acham da ideia de fazer um saquinho com uma meia de senhora, e meter lá engodo? Assim alem de poupar no chumbo, não poluímos e ainda estamos a engodar no sitio certo :join:
Digam lá de vossa justiça, acho que vou experimentar.

Abraço
Carlos
Responder