Ratio

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ratio"
na nova versão do site.

Pomba
Mensagens: 66
Registado: segunda jun 28, 2010 10:13 pm

Ratio

Mensagem por Pomba »

Caros amigos,

Será que há prai alguem k me possa ajudar a entender como entrepertar o que é o ratio dos carretos?

Por exemplo, para lancamentos longos o k é melhor?

Daiwa TOURNAMENT ENTOH 5000, com um Ratio - 4;1 : 1

daiwa EXCELER OCEANO 4500J, com um Ratio - 4,8 : 1

shimano super ultegra 10000 xsa, com um ratio 4.3-1

Já vi tanta coisa k até ja tou baralhado...

llooolll
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Ratio

Mensagem por FILIPEPC »

Boas. Olha, isto não é bem uma ciência exacta, mas...
Para pesca de praia, lançamentos longos podes utilizar desde os 3:6 a 4:7 mais ou menos, dependendo sempre do local, sabendo que em zonas de areia o ratio pode ser mais baixo, em zonas mistas ou de pedra, deverá ser mais elevado.
Se fizeres contas com os valores que te apresentei, chegas a uma conclusão que o meio termo estará entre os 4:1, e os 4:3.
Dos carretes que puses-te aí, o exceler é um carrete de boia, chumbadinha, não de fundo.
Os outros 2 são duas boas máquinas para o efeito.
jopinto
Utilizador Regular
Mensagens: 2388
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Re: Ratio

Mensagem por jopinto »

Só para dar uma achega, posso adiantar que para Surf Casting (apesar de nao o praticar) tens o novo Daiwa 5000 QD, ou ainda melhor e talvez ainda o encontres o Daiwa QD45, cuja embraiagem é "ESPETACULAR". É uma grande máquina...muito leve...e faz lançamentos como preferes.
São carretos que exigem um cuidado muito grande no manuseamento e manutenção.
Boas Pescarias
Jo Pinto
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Ratio

Mensagem por Paulo »

Já agora, o rácio não tem nada a ver com as distância de lançamento. O que conta para isso é o formato da bobine, o tipo de enrolamento do fio, o tipo de cana, o tipo de montagem e iscos, o tipo de lançamento e a pratica do pescador.

O rácio num carreto significa o número de vezes que a asa do cesto dá a volta à bobine em cada manivelada.

Ou seja num carreto 4.5, em cada manivelada que se dá a asa de cesto dá 4,5 voltas.
Pomba
Mensagens: 66
Registado: segunda jun 28, 2010 10:13 pm

Re: Ratio

Mensagem por Pomba »

Ah ok comeco a perceber o k é o ratio.....

é k o ppl knd é mt novo nixt, houve de um lado, ouve do outro e xega a uma altura k ja anda td baralhado

loooolllll
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Ratio

Mensagem por Paulo »

Pomba Escreveu:Ah ok comeco a perceber o k é o ratio.....

é k o ppl knd é mt novo nixt, houve de um lado, ouve do outro e xega a uma altura k ja anda td baralhado

loooolllll
Outra coisa que tens de ter em mente com o rácio, é a força.

Para carretos iguais o que tem mais rácio enrola mais fio mas tem menos força.

É tipo as mudanças do carro, quanto mais baixa, mais força, mas menos velocidade (recuperação de linha). :tecla:

Mas atenção isto é para carretos iguais, com isto quero dizer o mesmo modelo apenas com rácios diferentes.

Em carretos diferentes podes ter um 4.8 com mais força que um 4.5.

A força implica o quê? Na pratica a força do carreto reflecte-se no "peso" que sentes ao puxar o peixe.

Por exemplo imagina que estás a pescar de barco com dois carretos iguais, só muda o rácio.

Com o 4.5 puxas, por exemplo 75cm em cada manivelada, mas 3 carapaus (500gr) não te custam nada a puxar.

Com o 5.6, puxas, por exemplo 105cm em cada manivelada, mas os 3 carapaus parecem-te que são 3 sargos (1,5Kg).

Em resumo, rácio para o mesmo carreto, significa força vs rapidez. :let:
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Ratio

Mensagem por Panca »

É por isso que o meu carreto de fundo puxa sargaço como gente grande :lol: :lol: :lol:
é um Daiwa Opus Bull 4500 comum racio de 4.6:1, que maquina de limpar o mar espectacular :)

Estas são as características dele e já agora gostava da tua opinião Paulo se o conheceres:
- 4 Rolamentos com Tratamento Anti-Corrosão CRBB
- Bobine de Alumínio Suplementar
- Embraiagem Poderosa com Regulação Ultra-Rápida
- Anti-Retrocesso Infinito
- Manivela de Força Forjada em Alumínio com Pega Grande
- Embraiagem = 15 Kg
- Ratio = 4.6:1
posso dizer que quando traz um peixinho mais pequeno nem o sinto :201:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Ratio

Mensagem por Paulo »

Panca Escreveu:É por isso que o meu carreto de fundo puxa sargaço como gente grande :lol: :lol: :lol:
é um Daiwa Opus Bull 4500 comum racio de 4.6:1, que maquina de limpar o mar espectacular :)

Estas são as características dele e já agora gostava da tua opinião Paulo se o conheceres:
- 4 Rolamentos com Tratamento Anti-Corrosão CRBB
- Bobine de Alumínio Suplementar
- Embraiagem Poderosa com Regulação Ultra-Rápida
- Anti-Retrocesso Infinito
- Manivela de Força Forjada em Alumínio com Pega Grande
- Embraiagem = 15 Kg
- Ratio = 4.6:1
posso dizer que quando traz um peixinho mais pequeno nem o sinto :201:
Não tenho nenhum mas conheço bem. Para mim é o carreto ideal para a pesca ao fundo em altura. Para a praia onde é necessário pescar longe não o recomendo por causa do formato da bobine, agora para a altura acho 5*. :fixe:
Responder