Manutenção de Carretos

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Manutenção de Carretos"
na nova versão do site.

Dr. Love
Mensagens: 10
Registado: quinta ago 14, 2008 2:26 pm

Manutenção de Carretos

Mensagem por Dr. Love »

Boas, gostaria de colocar aqui uma questão que embora tenha procurado, ainda não encontrei nada que me responda as umas simples questões.

Que cuidados deveremos ter após uma jornada de pesca para com os nossos carretos? Que partes devem ser lubrificadas e que lubrificante utilizar? Agradeço desde já toda a informação que puderem fornecer.

Cumprimentos
PedrasSalgadas

Re: Manutenção de Carretos

Mensagem por PedrasSalgadas »

Boas

Eu por norma afinfo-lhes uma chuveirada de água e deixo as bobines por um período de ± doze horas em água doce para tirar o salitre ao fio. Depois e de quando em vez dou um pouco de óleo fino de máquina no rolamento do rodízio, no eixo e pouco mais.
Se quiseres a abalançar a vê-los por dentro, oh aqui este manual do Rufino http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... =15&t=2801
Avatar do Utilizador
Humbfish
Mensagens: 608
Registado: domingo mai 08, 2005 6:19 pm

Re: Manutenção de Carretos

Mensagem por Humbfish »

Boas, eu também faço como o Manel disse e mt bem, mas além de mergulhar durante algum tempo a bobine em agua doce adiciono também um pouco de amaciador da roupa na agua para a linha ficar mais macia e duradoura. :fixe:

Abraço,
Humberto.
Avatar do Utilizador
zeze-beleza
Mensagens: 313
Registado: segunda abr 09, 2007 2:49 pm

Re: Manutenção de Carretos

Mensagem por zeze-beleza »

Raras são as vezes que meto os carretos debaixo de água, só ao fim de 5 ou 6 pescarias é que faço isso.
O que faço realmente para a conservação do mesmo é uma limpeza geral do carreto com um pano húmido para tirar as impurezas depois da pescaria, passando de seguida um lubrificante spray á base de silicone da marca Weicon, este é um lubrificante de alta pureza usado em máquinas de alimentação.
Deixo actuar cerca de 5 minutos e depois limpo com um pano seco.
É com ele que polverizo as bobines depois de as passar por água, este spray tem a particularidade de não ter cheiro,é diferente dos sprays com base de silicone.
Espero ter dado algum contributo útil :fixe:
Abraços e ...boas pescarias :fishcool:
toalhas

Re: Manutenção de Carretos

Mensagem por toalhas »

Eu chego a casa, se não é no próprio dia fica para o dia seguinte, passo sempre o carreto ou carretos pela agua, tiro a bobine passo por agua morna, com um pano húmido limpo o carreto, e depois ponho ao ar livre em cima dum paninho :join: e ponho w40 no rodizio. Não há pesca que não lave carreto e cana, ás vezes é mesmo a dobrar. :fixe:
Dr. Love
Mensagens: 10
Registado: quinta ago 14, 2008 2:26 pm

Re: Manutenção de Carretos

Mensagem por Dr. Love »

zeze-beleza Escreveu:Raras são as vezes que meto os carretos debaixo de água, só ao fim de 5 ou 6 pescarias é que faço isso.
O que faço realmente para a conservação do mesmo é uma limpeza geral do carreto com um pano húmido para tirar as impurezas depois da pescaria, passando de seguida um lubrificante spray á base de silicone da marca Weicon, este é um lubrificante de alta pureza usado em máquinas de alimentação.
Deixo actuar cerca de 5 minutos e depois limpo com um pano seco.
É com ele que polverizo as bobines depois de as passar por água, este spray tem a particularidade de não ter cheiro,é diferente dos sprays com base de silicone.
Espero ter dado algum contributo útil :fixe:
Abraços e ...boas pescarias :fishcool:

Onde posso encontrar este lubrificante à venda? Das sugestões apresentadas parece-me a mais viável devido à ausencia de cheiros, o que me parece bastante importante! Qualquer dia inventam algum com cheiro a sardinha também! :119: (Se é que ainda não há...)
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Manutenção de Carretos

Mensagem por Ramiro »

Dr. Love Escreveu:Qualquer dia inventam algum com cheiro a sardinha também! :119: (Se é que ainda não há...)
Existem frascos de óleo de Sardinha à venda, portanto... :join:

Fora brincadeiras, um bom lubrificante/protector das "carroçarias" dos carretos, bobines, linhas, canas e seus passadores é a vaselina líquida, daquela barata que se compra em frascos de 1 litro nas drogarias. Não tem cheiro, o preço é o ideal e dura que se farta :fixe: .
Para as entranhas dos carretos, convém comprar massa lubrificante própria nas lojas de pesca. Grande parte das massas usadas nos automóveis, etc, são muito espessas e acabam por "emperrar" um pouco o funcionamento dos carretos.
Para os rolamentos mais à vista (rodízio, manivela), umas gotas de óleo fino de quando em vez, especialmente no rodízio. Produtos tipo WD40 não lubrificam, se repararem bem apenas limpam, apesar de deixarem uma camadita gordurosa que podemos considerar uma protecção, nunca lubrificação. Portanto não lubrifiquem rolamentos, veios, rodas de coroa com WD40 ou similar, pois a fraca capacidade lubrificante vai conduzir a um desgaste prematuro desses componentes. Quando quiserem fazer uma revisão mais profunda das máquinas, então usem o WD40 para limpar massas e óleos velhos. Em alternativa podem usar gasolina de isqueiro (excelente para limpeza) ou então, indo ao mais barato, usem petróleo (daquele cor-de-rosa usado para atear carvão). :pay:
Avatar do Utilizador
zeze-beleza
Mensagens: 313
Registado: segunda abr 09, 2007 2:49 pm

Re: Manutenção de Carretos

Mensagem por zeze-beleza »

Dr. Love Escreveu:

Onde posso encontrar este lubrificante à venda? Das sugestões apresentadas parece-me a mais viável devido à ausencia de cheiros, o que me parece bastante importante! Qualquer dia inventam algum com cheiro a sardinha também! :119: (Se é que ainda não há...)
Amigo, em Coimbra compro este produto em casas de lubrificantes, e uma lata de spray de 500ml ronda os 15€ dá para bastante tempo.
Este spray foi recomendado por um amigo pescador, que alertou a vantagem de não deixar cheiro pois os que usava anteriormente todos deixavam um cheiro, aliás este produto é usado em maquinas que estão a trabalhar em contacto com alimentos.
Ainda vou saber o nome da casa comercial,e depois meto aqui no fórum.
Boas pescarias :fishcool:
Responder