Casulo

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Casulo"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Casulo

Mensagem por FILIPEPC »

Casulo

O casulo é um dos grandes iscos para a pesca quer de costa quer de mar, tendo a preferência de todos os pescadores. É um isco universal e provavelmente o mais usado em Portugal.

Imagem

Imagem

Tem a particularidade de ter uma risca longitudinal que dentro de agua se torna fluorescente tornando-se muito mais visível e atractivo para o peixe. Devido á sua consistência e tamanho também se mantém muito tempo no anzol resistindo á agitação marítima.

Captura: Para a captura deste verme utiliza-se diferentes métodos, no entanto o método mais usual, passa por capturá-los com uma pá própria. Outra forma é usando sal, pondo-o no canudo, e esperando que o verme venha ao de cima. Nesse momento com uma pá de qualquer tipo basta cortá-lo e normalmente captura-se o casulo ainda que em menor dimensão( comprimento). Por vezes a dimensão que atingem estes casulos é de facto muito grande, sendo que muitas vezes ultrapassam os 20cm de comprimento.

A sua captura, acontece-se por diversos locais do país, nos estuários dos rios, sendo o casulo de Aveiro/Setúbal/Ponta do mato, os mais conhecidos.


Conservação:
Usualmente de 3 a 5 dias -entre os 10º e 12º Cº.

Existem várias formas de conservar o casulo, sendo que a mais usual é a sua conservação dentro dos canudos onde vêm( vivem), embrulhados em jornal, e guardá-los na gaveta dos legumes.

Pode-se também descascar, e mantê-los num recipiente sempre com água limpa e oxigenada.

Outra forma muito usada, passa por descascar o casulo e dentro de um pequeno saco estanque com água salgada congelá-los. Desta forma estes mantêm as suas propriedades naturais e ficam mais duros.


Técnica de pesca mais frequente: Pesca ao fundo. Surfcasting, e rockfishing. Também se adapta à pesca embarcada, e até à bóia/chumbadinha.


Espécies Alvo: Praticamente todas, com maior incidência: Robalo, Dourada, Corvina, Sargo, Safia, Besugo, Linguado, Pregado.


Dificuldade de captura: Média/ Baixa.


Venda ao público:
Vendem-se em papel de jornal. O seu preço varia entre 1,60 e 2,50 euros.


O que mais aprecio: A sua versatilidade. Deve ser o isco que utilizo em mais tipos de pesca. A sua fluorescência é letal para a pesca nocturna.


O que menos aprecio: No verão aguentam pouco tempo vivos, e o seu preço vs qualidade da minhoca em si, deixa muito a desejar.


Iscagem:. Deve-se iscar ou junto à cabeça ou pelo “ rabo”. Para melhor apresentação usar uma agulha e fazer o isco passar até à linha. Pode também se iscar 3 casulos pela cabeça e depois com o fio de nylon, fazer uma “chucha”.

Imagem


Imagem


Ferramenta utilizada para a sua captura:


Imagem
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Casulo

Mensagem por Panca »

Isco que nunca deve faltar numa pescaria pelo menos é a minha opinião, sem dúvida que costuma trazer sempre bons resultados :wink:

Muito bom Post Filipe =D> =D> =D>
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Casulo

Mensagem por FILIPEPC »

Obrigado António.
Sem dúvida o isco que nunca pode faltar. Apanho peixe em todas as técnicas com ele. Não é o melhor em todas, mas é o mais versátil.

Mais iscos virão, não vou pôr todos de uma vez... O objectivo é ir completando, irmos discutindo o assunto e tirarmos os prós e contras de cada isco ou peixe.
Avatar do Utilizador
Tainhaalgarve
Mensagens: 138
Registado: quinta jul 23, 2009 11:42 am

Re: Casulo

Mensagem por Tainhaalgarve »

Parabéns! bom post.
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Casulo

Mensagem por Panca »

Vou tentar sempre que levar maquina fotográfica para a pesca de tirar foto á iscada de cada isco julgo que também é interessante o povo ver como se isca e dar a opinião :wink:
Avatar do Utilizador
Abade
Mensagens: 1123
Registado: terça dez 21, 2010 7:26 pm

Re: Casulo

Mensagem por Abade »

Excelente relato sobre o que é preciso saber sobre o casulo.
De facto concordo com vocês pois até agora foi a isca que me deu resultados. Tirando o caranguejo que ás vezes também nos dá sorte.
Boas pescarias :fishcool:
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Casulo

Mensagem por krazy_dude »

Bom tópico Filipe =D>
É o isco com o que eu pesco mais e acho-o a meu ver um isco que não se desfaz muito no anzol,
Aqui no Douro, inda houve dias o ano passado no fim do verão, em que eu e uns amigos com casulo era sempre a tirar douradas, pequenas com 23cm prai pois no rio não dão muito grandes, e o muito pessoal mais expert ao lado com bicha do mar e caranguejo não tiravam nenhuma... deitavam-nos uns olhos! estava a ver que nos mandavam ao rio :hahaha: mas claro depende do que o peixe esta a comer, para mim tambem acho, é isco que nunca deve faltar na bagagem :fixe:
Avatar do Utilizador
Tainhaalgarve
Mensagens: 138
Registado: quinta jul 23, 2009 11:42 am

Re: Casulo

Mensagem por Tainhaalgarve »

Boas.
Concordo com o que aqui tem sido dito, no entanto eu considero um isco pouco selectivo, ou seja, na maioria dos casos a "miudeza" limpa os nossos anzóis num instante e qd pensamos que estamos à pesca...já não está lá nada, com outros iscos sabemos que podemos estar mais descansados (por exemplo: choco, carangueijo, salsicha,...).Isto se a ideia for apanhar exemplares de bom porte. Mas concordo, e se baixarem o tamanho do anzól...deve ser 100% de eficácia.
Responder