Onde corricar de noite num mar chão

Spinning / Corrico na Costa

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Onde corricar de noite num mar chão"
na nova versão do site.

atsimoes
Mensagens: 348
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Onde corricar de noite num mar chão

Mensagem por atsimoes »

Caros entusiastas do corrico , gostaria de primeiro informar que não sou um caçador predador de robalos. Já o fui , em tempos idos, cometi erros e excessos e nunca fui nem o pretendo ser um bom pescador , porque não sei o que isso é...Se apanhar 30 kgs de robalos numa noite , em que não se vai trabalhar no dia seguinte com dores de estomago ou gripe..é sintomático de grande mestria e grande pescador, eu não me enquadro nesse estereotipo de pescador, porque não vendo peixe.....Trabalho, como trabalhamos todos árduamente todos os dias para levar o nosso pão para casa ,e pesco uma duzia de horas por mês.. Pelo que não faço vida da pesca nem me pretendo autopromover a nada porque sou apenas e só um simples pescador de cana e linha, apaixonado por tão nobre passatempo.

Hoje dou-vos vários exemplos onde podem e devem corricar nos pontos de agua que assinalo nas fotos:
Na primeira sequencia,(primeira foto a conatr de baixo) temos um mar chão em varios pontos da costa. Se repararem , no ponto de viragem da maré de noite há sempre um rebojo em cina de um banco de areia, acessivel a um lançamento.É aí que devem procurar os robalos..Em agua paradas é inutil sofrerem o desgaste fisico, pois quando a maré subir esses mesmos pontos dixarão de trabalhar e o peixe deixa de comer...Poderão junto ao maciço rochoso procurar fazer mais alguns lançamentos pois é para aí que o peixe se desloca em suspensão com muita agua. Só depois da viragem da maré é que o seu relogio biologico os manda dirigir-se para os rebojos novamente, procurando alimento , camuflando-se,e tendo apetite para o despertar novamente. Pontos de agua destes devem ser procurados na tranquilidade de uma vaza de 0,80 , 070 que seja ás duas , tres, quatro da manha.O robalo quer sossego, tranqulidade, para poder vir a terra com este tipo de mar....

Na segunda sequencia(segunda foto a contar de baixo) temos um ponto nevralgico na seca onde vão comer os robalos. Lançar de frente para agua mortas, paradas , conforme podem ver assinalado é inutil. Devem sim fazer lançamentos laterais para os rebojos e quase na contra seca. Paragens do boião e deixar a trabalhar a borracha na força da vaguinha é aí onde els se concentram na mudança da maré ou vazante naquele ponto de agua....

Na terceira sequencia(primeira foto) tenos um exemplo tipico de robalos predadores á meia maré ou em suspensão depois de sairem dos areios...é nesse cabeços ilhados de areia por todos os lados que os robalos se entrarem no pesqueiro vão permanecer com o mar chão enquanto não trabalha a vazar. Nestes cabeços alberguam-se e sendo areias novas a cobrir o pesqueiro todo á volta, comedoria, cabozes, pequenos polvos, camarão, etc..

Por hoje ficamos por aqui, já são perto das 18.30 deste Domingo cinzento e quero ir pescar, borrachar na crista das vagas..
Abraço
Viver a pesca!!

António Simões
Anexos
ROBALOFev2008borracha 011.jpg
ROBALOFev2008borracha 009.jpg
ROBALOFev2008borracha 008.jpg
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Onde corricar de noite num mar chão

Mensagem por aranha »

aulas grates, obrigado :wink:
PedrasSalgadas

Re: Onde corricar de noite num mar chão

Mensagem por PedrasSalgadas »

Excelente Simões, e com as fotos não restam dúvidas. Há que insistir, que a fé nos acompanhe.
Ab
Manel
karva

Re: Onde corricar de noite num mar chão

Mensagem por karva »

Muito bom, como sempre, muito bem ilustrado de fácil compreensão. Muito útil para a pesca ao fundo também =D> =D>


Abraço

Paulo karva
Avatar do Utilizador
BARROSOPESCA
Mensagens: 641
Registado: quarta jun 13, 2007 2:56 pm

Re: Onde corricar de noite num mar chão

Mensagem por BARROSOPESCA »

Nunca investi muinto na pesca ao corrico(preguiçoso :oops: )mas com umas aulas assim até parece fácil apanhar robalos. =D> =D>
Avatar do Utilizador
rjsilverio
Mensagens: 382
Registado: terça out 03, 2006 5:22 pm

Re: Onde corricar de noite num mar chão

Mensagem por rjsilverio »

mais um belo artigo =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Onde corricar de noite num mar chão

Mensagem por Ramiro »

BARROSOPESCA Escreveu:Nunca investi muinto na pesca ao corrico(preguiçoso :oops: )mas com umas aulas assim até parece fácil apanhar robalos. =D> =D>
Pois parece... o pior é o resto. :roll:

:lol:
atsimoes
Mensagens: 348
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Re: Onde corricar de noite num mar chão

Mensagem por atsimoes »

BARROSOPESCA Escreveu:Nunca investi muinto na pesca ao corrico(preguiçoso :oops: )mas com umas aulas assim até parece fácil apanhar robalos. =D> =D>
Pois...mas não é...Para mim é sempre uma enorme satisfação, pessoas que me ligam, que querem me conhecer e corricar comigo.Pescar noites inteiras ao vento, á solidão, ao frio, á chuva , resistir ao cansaço fisico , psicologico, ao sono, tendinites, caminhar com bota-calça até ao peito cheio de roupa, kms pelos areais, eleva esta arte dificil para o patamar da excelencia, que é o corrico nocturno.
A conjugação perfeita de vários elementos fisicos, ocorre meia duzia de vezes por ano, para que esta arte tenha a sua magnitude em pleno. E isso só se consegue depois de muitos anos para se fazer uma leitura perfeita do mar.Os seus sinais(do mar) só são possiveis de se fazerem para quem viva como eu e alguns de nós á beira-mar. Ter um Amigo que possa dar essas indicações para quem mora longe é extremamente importante.
Quando comecei a corricar, perto dos 25 anos de idade(tenho 46 actualmente), de raiva chorei e parti a ponteira de uma cana na pedra, porque não cobrava um robalo de noite , porque não entendia, que no meio de 20 corricadores, os robalos iam saindo como atuns em cardume e eu não engatava um...Aprendi a custo sozinho, ninguém me ajudou nessa fase inicial. Corria de madrugada na vazante para apanhar as borrachas dos outros que se perdiam nos mexilhões, tentei perceber o mecanismo do seu trabalhar na agua. As cores, queimei as pestanas a ler na altura livros e revistas francesas sobre a evolução , sobre o comportamento e estudo dos robalos, já muito adiantados em relação a nós. As linhas , a calibragem, o movimento do trabalhar do carreto, a sua velocidade,os pontos de agua dos meus pesqueiros mais favoraveis,a temperatura da agua, a altura da agua na vazante e enchente, os sinais por terra, o que trazem os barcos artesanais quando chegam, a comedoria...
Hoje , e geralmente quando escrevo, estou sempre a pensar nos jovens, é para eles que o meu pensamento vai. Esta arte que pratico defende uma herança cultural que vem dos nossos antepassados. De uma forma artesanal, com um simples tubo de borracha manuseado e alterado manualmente, e com um anzol muito pequeno e fragil, e uma linha o.30 mono que sob pressão com um robalo num simples mexilhao ou lapa se rompe facilmente, consigo aproximar-me do meu ideal de pesca .
Transmitir esta herança aos mais jovens para que continuem a praticar esta arte, é não abdicar de perder a memória e a nossa herança cultural.Um povo sem memória não tem futuro em lado algum.

Abraço
António
Responder