Pesca a bolonhesa

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca a bolonhesa"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
rngpe
Mensagens: 495
Registado: domingo jul 29, 2001 11:00 pm

Pesca a bolonhesa

Mensagem por rngpe »

Agora a bolonhesa para aqueles que querem saber um pouco mais sobre este tipo de pesca ver o artigo em:

http://pescalazer.com/tecnica/bolonhesa.html

Simples mas bom, espero que gostem.

Luís.
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re:

Mensagem por Carpa Real »

Luís boa noite, o artigo é muito explicíto de como e quando se deve aplicar a pesca à bolonhesa.
Reforço ainda que esta pode ser feita com boia fixa ou de correr. todavia é com a boia de correr que se deve e mais se utiliza esta disciplina.
Sempre que o pesqueiro ultrapasse o cumprimento da cana e quando se pretende pescar a grandes distâncias às vêzes para a margem contrária à procura de sombra e em busca dos peixes que estejam em pesqueiros mais profundos, nomeadamente aos barbos. Esta técnica em lançamentos de longa distância apesar da linha ficar fora de água requerer um bom controlo sobre a mesma mantendo-a bem esticada é uma boa alternativa á pesca de Inglesa que evita os embrulhos práticamente inevitáveis a longa distância.
Já agora referêncio que esta pesca foi introduzida em Portugal pelo nosso Campeonissímo José Manuel Amorim, após uma banhada que a selecção apanhou em Itália. A partir daqui pegou moda e começou a ser uma disciplina alternativa para escapar às grades nos rios interiores.

Carpa Real
Avatar do Utilizador
rngpe
Mensagens: 495
Registado: domingo jul 29, 2001 11:00 pm

Mensagem por rngpe »

Pois é amigo carlos este é um tipo de pesca que em determinadas situações pode dar muito bons resultados. Aquilo que não sabia é que tinha sido o nosso campeão do mundo José Amorim a trazer este tipo para portugal. Estamos sempre aprender.
Abraço,
Luís.
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re:

Mensagem por Carpa Real »

Luís, sem dúvida que a disciplina à bolonhesa em alguns casos é uma alternativa para fugir às grades e não só.
Pois é verdade que foi o Zé Manel a lançar esta modalidade em Portugal e pôs os pescadores do seu Clube de então "Clube Anzol de Portugal" e as épocas que se seguíram foram de verdadeiro sucesso até que outros também a começaram aplicar.
Carpa Real
Avatar do Utilizador
bluemerlim
Utilizador Regular
Mensagens: 1753
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Mensagem por bluemerlim »

Olá e boas tardes. 8)
Amigo carpa real,gostaria de perguntar se não se pode utilizar esta técnica (á bolonhesa) em mar?Porque ,parece-me que já a vi ser utilizada em certos pesqueiros á boia no mar,dai a minha duvida.
Obrigado.
Gato

Mensagem por Gato »

Boas,
Como muitos de nós, antes de pescar no Mar, começei a pescar nos rios e barragens...quando começei a pescar no Mar,as técnicas que conhecia eram as de Rio,portanto, toca a experimentar...deu alguns resultados..por exemplo :
Pescar á boia:
. quando pescava nas barragens de grande profundidade, usava a técnica da boia de correr,até aos 10 mtrs por exemplo,ou mais...conseguia ferrar boas carpas nessas profundidades...

. quando pescava em locais com pouca profundidade,usava a técnica da "burra" (proibida em concursos) que consiste também numa boia de correr,mas sem travão, ou seja, era quase como pescar ao fundo mas com boia..a boia fica inclinada,parada,pois o anzol e os chumbos estão no fundo..ao sinal de peixe,a boia endireita e começar a circular de um lado para o outro...
Portanto,na pesca á que inovar,experimentar,ser criativo...tive resultados com essas duas técnicas no mar,quando dizem serem tecnicas de rio..! :twisted:

Cumprs
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re:

Mensagem por Carpa Real »

Boas Luís, como o Gato disse as técnicas de rio que são perfeitamente aplicáveis à pesca no mar.
Assim, a pesca à Bolonhesa pode perfeitamente utilizar a mesma no mar e em rios que não sejam do interior. Mas, no mar a mesma deve ser utilizada com mar +- calmo de forma a tirar todo o proveito desta disciplina. Eu uso muito esta técnica no mar para ir mais sobre o fundo. Verá que a mesma poderá surpreende-lo

Já agora a Pesca á Burra que o gato referenciou apesar de a linha correr até o isco bater no fundo, e sem uso de travão (nó de correr) tem mais algo senão não funciona tal como se pretende.
1º Enfiar a linha madre no orifício da boia.
2º Aqui está o segredo: depois após enfiar a linha madre como atrás descrito dar duas voltas na quilha da boia e introduzir no orifício inferior da quilha.
3º colocar uma olivete de perferência da gramagem da boia ou acresecentar chumbo esférico para a calibrar. Mas o desejável é colocar uma só olivete e a boia fica logo calibrada.
4º colocar um pequeno tubo de slicone para proteger o nó dado no destrocedor e assim evitar que a olivete bata no mesmo.
5º colocar destrocedor pequeno no fio da madre
6º A seguir colocar estralho diâmetro pretendido no no destrocedor.
7º empatar anzol e já está.

Explicação: A pesca à burra embora com boia é uma pesca feita ao fundo com o isco pousado como de chumbeira se tratasse.
A boia aqui é importante para podermos ver quando o peixe estar a comer e podermos fazer uma ferragem perfeita, esta técnica usa-se sobretudo na pesca aos barbos.

Porquê as duas voltas: Se já disse que é uma técnica ao fundo mas com boia, então pretende-se que o isco esteja no local que interessa e engodado. A função das duas voltas consiste que quando a linha esteja esticada (em tensão) por ex: na altura do lançamento ou de recolha a mesma fique completamente livre e a deslocar-se de forma leve. Mas quando a linha está folgada esta prende a boia, e é aqui a sua importância quando o isco chega ao fundo a boia fica livre mas presa a linha da madre na quilha da boia, e assim, a boia mantém-se inalterável no pesqueiro, caso contrário ela correia junto com a corrente.
Espero ter ajudado, já agora se pescar no mar é obrigatório usar engodo caso contrário, estará a dar banho ao isco...

Saudações desportivas
Carpa Real
tinanati
Mensagens: 11
Registado: terça fev 12, 2008 2:54 pm

Re: Pesca a bolonhesa

Mensagem por tinanati »

Excelente explicação.
Pergunto quais os factores que influenciam a escolha do tipo de boia
Responder