Shimano Aero specimen (problemas no encaixe)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Shimano Aero specimen (problemas no encaixe)"
na nova versão do site.

hacra
Mensagens: 10
Registado: quarta abr 01, 2009 5:03 pm

Shimano Aero specimen (problemas no encaixe)

Mensagem por hacra »

Boa tarde a todos.

REcentemente comprei duas canas em segunda mao mas praticamente novas Shimano aero specimen 12ft 2 1/4 de carbono...

As canas estavam a um excelente preco tornando a compra praticamente irresistivel. Como ainda nao as experimentei nao faco ideia se sao muito boas, mas parece-me bom material. Se alguem tiver canas iguais digam por favor o que acham delas.

No entanto reparei num problema nas canas. Quando tento encaixar os dois elementos da cana e extremamente dificil de unir as duas partes ate ao fim, a parte da ponteira fica a 1-2 cm da parte de baixo. Sei que isto representa um risco muito grande dado que a cana pode partir pelo encaixe...


Alguem tem alguma sugestao sobre o que fazer nesta situacao em que o encaixes nao se unem bem ate ao fim? Apesar da parte do macho ter sempre o mesma largura, parece-me que a parte da ponteira vai estreitando um bocadinho tornando a ligacao quase impossivel. O que parece muito estranho numa cana da shimano e sobretudo de carbono, nunca esperava este problema. Tentei unir as partes rodando ligeiramente e utilizando mais forca junto aos aneis aonde passa a seda mas tenho medo de os quebrar ao forcar o encaixe.

Agredecia desde ja sugestoes para resolver o problema.

Abraco a todos.
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Shimano Aero specimen (problemas no encaixe)

Mensagem por pedrolourenco79 »

Hugo a ultima coisa a fazer é forçar!!!!! Nas canas de carbono normalmente os elementos nunca ficam encostados. A folga que existe entre eles é de origem, e serve para precaver, que com o desgaste do encaixe causado pelo uso, depois iria deixar os elementos mal unidos e com folga :fixe:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Shimano Aero specimen (problemas no encaixe)

Mensagem por Paulo »

Pode dar uma lixadela com uma lixa fina. Por vezes é o suficiente para encaixar melhor. Outra técnica é passar com grafite (lápis) na parte que vai encaixar.

No entanto é como o Pedro disse, se estamos a falar de apenas 1cm e se tiver encaixado uns 7 ou 8 cm se calhar não há problema em pesca assim, depois com o uso a cana irá começar a encaixar melhor.
jopinto
Utilizador Regular
Mensagens: 2388
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Re: Shimano Aero specimen (problemas no encaixe)

Mensagem por jopinto »

pedrolourenco79 Escreveu:Hugo a ultima coisa a fazer é forçar!!!!! Nas canas de carbono normalmente os elementos nunca ficam encostados. A folga que existe entre eles é de origem, e serve para precaver, que com o desgaste do encaixe causado pelo uso, depois iria deixar os elementos mal unidos e com folga :fixe:
Resposta correcta, como sempre ... :pay:
Nunca force o material pois este "tem sempre razao" :join:
hacra
Mensagens: 10
Registado: quarta abr 01, 2009 5:03 pm

Re: Shimano Aero specimen (problemas no encaixe)

Mensagem por hacra »

Boa tarde a todos

Obrigado pelas sugestoes.

A cana tem de encaixe 7cm e depois de unidos ainda ficam 2cm a ver-se. Ja tentei a tecnica de usar lapis mas nada feito... continua a nao encaixar. Tambem ja tentei usar so mesmo um bocadinho de lixa mas tb nao resultou, nao usei muito com medo de a estragar porque ainda estou para perceber se isto e mesmo assim (o que eu acho muito estranho) ou se tem alguma especide de defeito de fabrico... 2 cm de diferenca parece muita coisa...

Abraco a todos.
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Shimano Aero specimen (problemas no encaixe)

Mensagem por pedrolourenco79 »

Caro hugo nao tenho aqui nehma cana comigo (Coisa rara hihihi) mas pode crer que todas as minhas canas de carbono funcionam exactamente assim...
Ainda á uma semna a tras assisti no barco a uma cena engraçada... alguem que forçou o encaixe de uma cana de barco porque queria encaixar até encostar os batentes, e depois no regresso teve que levar uma cana de 3.5m montada no carro por fora da janela pois nao havia maneira de a desencaixar.. falta saber se nao ia mesmo partir..... :fixe:
jopinto
Utilizador Regular
Mensagens: 2388
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Re: Shimano Aero specimen (problemas no encaixe)

Mensagem por jopinto »

É assim mesmo como o Pedro explicou.
Os encaixes nunca vao ate ao fundo (de inicio) porque com o uso de tirar e pôr, o carbono vai sendo "comido" e lentamente vai preenchendo essa diferença.
Não convem "forçar". :moca:
hacra
Mensagens: 10
Registado: quarta abr 01, 2009 5:03 pm

Re: Shimano Aero specimen (problemas no encaixe)

Mensagem por hacra »

Obrigado a todos.

Como estas sao as minhas primeiras canas de carbono nunca tinha assistido a isto. Todas as outras que tenho os encaixes vao praticamente ate ao fim.

Esta-se sempre a aprender... neste momento tb nao tenho aqui nenhum maquina senao ate mandava 2 imagens para poderem ver.

Obrigado pelas dicas.. eu tinha era medo e que os 5cm de ligacao nao fossem suficientes e ela podesse partir naqueles 2 cm a mostra...

Mas se me dizem que e assim mesmo eu confio plenamente em voces.

Grande abraco a todos.

Hugo
Responder